top of page

Avaliação Médica para 
Navegação de Recreio

Vai transferir, renovar ou tirar
a sua carta de navegador?

Navegação de Recreio
o que necessita saber

 
  • A Carta de Navegador de Recreio (CNR) é uma licença que permite conduzir embarcações de recreio em águas nacionais e internacionais, dependendo do tipo de carta obtida.

    O que é a Carta de Navegador de Recreio?

    Sailing a Cruiser
  • Existem várias categorias de cartas de navegador de recreio, entre elas:

    • Carta de Marinheiro: permite operar embarcações até 12 metros em águas interiores.

    • Patrão Local: permite operar embarcações até 12 metros até 5 milhas da costa.

    • Patrão de Costa: permite operar embarcações até 24 metros em áreas até 25 milhas da costa.

    • Patrão de Alto Mar: sem limite de distância para embarcações até 24 metros.

    Quais os tipos de Carta de Navegador de Recreio disponíveis?

    Sailing
  • Para obter a CNR, é necessário ter mais de 18 anos (16 anos para a Carta de Marinheiro com autorização dos tutores legais) e apresentar comprovativo de capacidade física e psicológica, bem como completar a formação e os exames necessários.

    Quem pode obter a Carta de Navegador de Recreio?

    Children on Fishing Boat
  • Os documentos geralmente exigidos incluem:

    • Documento de identificação válido (Cartão de Cidadão ou Passaporte)

    • Exame médico que comprove aptidão física e psicológica

    • Comprovativo de formação (se aplicável)

    Que documentos necessito para obter a carta de navegação?

    Man Driving a Speedboat
  • Após a avaliação médica com sucesso, o atestado original será rubricado e assinado pelo(a) médico(a) com certificado digital qualificado, o qual confere a mesma validade legal da assinatura manuscrita (Decreto-Lei n.º 12/2021).

    Este processo é rápido e fica pronto habitualmente no final da consulta.

     

    O Cliente recebe sempre o original em PDF, enviado para o e-mail que indicou durante o agendamento (deve escrever o endereço de e-mail de forma correta e sem erros, para facilitar a comunicação).

     

    Sempre que se verifique alguma situação que possa atrasar a emissão ou o envio, o(a) médico(a) informa durante a própria consulta, dando as indicações necessárias.

    Sempre que o Cliente não disponha ou não tenha fornecido algum dos elementos essenciais à emissão imediata do atestado, ou quando for necessária alguma avaliação complementar por outra especialidade de saúde, o atestado médico é emitido e enviado ao Cliente no prazo médio de 72 horas úteis após receção dessa informação ou comprovativos nos nossos serviços.

    Quanto tempo demora até receber o meu atestado?

    Wall Clock
  • Ao efetuar o seu agendamento, o(a) Cliente recebe por e-mail a confirmação da consulta e um link Zoom para garantir, desde logo, um método de comunicação com o(a) médico(a) no horário da consulta.

    Caso o(a) Cliente opte por ser contactado por WhatsApp ou por link direto, irá receber um contacto alguns minutos antes da consulta para o número de telefone ou para o e-mail indicado.

    O(A) Cliente deverá encontrar-se num local calmo e privado, de forma a que a consulta se realize com segurança e qualidade. Sempre que necessário, poderá ter consigo alguma outra pessoa da sua confiança que o(a) possa ajudar na comunicação (ex.: um intérprete) ou no manuseamento do equipamento (ex.: para segurar o smartphone ou para ajudar com o computador). Esta pessoa não pode responder ou realizar a consulta pelo(a) Cliente.

    Durante a consulta, o(a) médico(a) irá questionar algumas informações gerais de saúde, tais como existência de alergias, medicação habitual e história de doenças.

     

    Em seguida será realizado um exame neurológico sumário, em que o(a) Cliente tem de estar em pé em frente à câmara e seguir as instruções do(a) médico(a).

     

    No final, são confirmados novamente todos os dados necessários para a emissão do atestado, que será enviado para o e-mail do Cliente.

     

    A avaliação tem a validade de 6 meses, nos termos da legislação.

    Como é feita a consulta?

    Online Medical Consultant
  • Como posso fazer o pagamento da minha consulta?

    Disponibilizamos vários métodos de pagamento:

    • MBWay

    • Cartão Bancário (débito ou crédito)

    • PayPal

    Ao realizar o seu agendamento online através do nosso site, deve preencher todos os campos solicitados. 

     

    No final, será questionado sobre qual o meio de pagamento que deseja utilizar. Deve selecionar o meio de pagamento da sua preferência e concluir o procedimento seguindo as indicações fornecidas pelo sistema.

    Credit Card
  • O reembolso do serviço encontra-se garantido sempre que o mesmo não possa ser realizado.

     

    Isto inclui as seguintes situações:

    • Cancelamento da consulta pelo(a) Cliente.

    • Cancelamento da consulta pelo(a) Médico(a).

    • Erro no agendamento do serviço.

    Não existe direito a reembolso quando:

    • A consulta tenha sido realizada.

    • O cancelamento seja efetuado após o horário de início da consulta. Em caso de falta ou impossibilidade de comparência, o(a) Cliente deve solicitar uma nova data de consulta enviando e-mail para booking@drclick.pt, sujeito às disponibilidades de agenda.

    Em que situações posso obter reembolso?

    Passing Credit Card

Simples de agendar, à distância de 1 Click

Registo ERS n.º 166327

bottom of page